Cada Designer tem o seu próprio método de trabalho. Esse é o meu =D

Depois de trabalhar em alguns projetos e pessoas diferentes, consegui chegar a uma forma que, para mim, deixou bem mais definida e clara a minha participação como designer.

Desse modo eu posso entrar em um projeto, desde a parte estratégica até a de validação. Embora exista muitas outras formas de trabalhar o design de um produto, essa foi a que eu identifiquei e que, pra mim, está funcionando melhor. Com isso eu até consigo explicar para a minha mãe e à minha avó com o que eu trabalho. :D

Estratégia

Etapa onde eu participo da maturação da ideia e/ou melhoramento do produto. Penso em ajudar na priorização das features; definição das personas entre outras coisas. Nessa etapa, para mim, o mais importante é definir o que é sucesso para o usuário ao usuar o seu produto/serviço.

Ideação e Criação

Etapa de materialização. Aqui podemos montar fluxos, wireframes, protótipos e a UI. Essa é uma etapa onde estou sempre em contato com os times de desevolvimento.

Validação e Teste

Podemos {também} fazer em paralelo com a parte de ideação, se quisermos captar feedbacks antes mesmo de ter o produto pronto. Usamos teste de usabilidade com o produto final ou apenas com o protótipo para pegar o insights dos usuários o quanto antes. Além de utilizar outras ténicas para testar e validar. :D